Maiores erros ao fazer Influencer Marketing

Jun 22, 2018

Uma influencer do Reino Unido a alguns meses atras, entrou em contato com um hotel pois queria fazer uma parceria, onde ela iria divulgar o hotel para seus seguidores, e o hotel daria a hospedagem de gratis.

Pois, o que ela não esperava que o dono não so lhe disse “não”, com a expôs o seu pedido como “ridículo” e insunuou que ela era uma aproveitadora.

O caso repercutiu bastante, com pessoas defendendo a Influencer, e outras defendendo o dono do Hotel.

Outro caso foi uma influencer de beleza que era muito ligada a questões de defesa dos animais, e uma grande marca de cosmeticos patrocinou um post. Muitos seguidores foram logo levantar a questão que a grande marca de cosmeticos testava em animais! Gerou bastante criticas `a campanha e a influencer decidiu apagar a postagem.

Esta mesma marca patrocinou post com outras influencers de beleza, mas não tinha o publico que era engajado em causas animais, logo foi mas bem aceito.

Pois o por que marcas ainda erram tanto no influencer marketing?

 

TOP 7  erros comuns em Campanhas
Alcance da Ação: Muitas marcas não entendem o alcance da ação. Conteudo na internet é facilmente compartilhado pelo mundo, fora do controle de quem gerou. Logo, muito cuidado com tudo que é feito, pois pode sertirado do contexto e ser usado para denegrir a imagem da Marca.
Segmentação – Números não mentem, mas também não é o que basta. importante é saber se o público do influenciador é o publico desejado pela marca. Muitos influencers que tem muitos seguidores, possui um publico muito heterogêneo, logo não sendo o ideal para certas campanhas.
Geração de conteúdo – muitas marcas querem mandar um briefing muito restrito para a influenciadora. Isso faz com que o post patrocinado se diferencie muito do resto do posts , logo dá coloca a credibilidade do testemunho da influencer.
Influencers Profissionais– Muitas Influenciadores não estão prontos para fazer parcerias, como não tem um midia kit, e nem se preocupam a se vender como influenciadoras. Nao mapeam seu publico, e nao conseguem entregar dados uteis para as marcas para tomarem uma decisao sobre a parceria.
Análise de retorno – Não conseguem medir resultados da ação. Não tem meios de saber se o post gerou alguma venda ou aumentou trafego em seu site.  Pode ser uma campanha, com diferentes usos de mídias, e não sabem o quanto de retorno gerou a ação da Influencer.
Chamada para ação -. Marcas podem errar por não criar um canal compra seja feita. Sim, acredite. Anunciam um produto, porem não tem aquele determinado produto em sua loja online, ou não sabem como o cliente pode adquirir pois só são distribuidoras, ou o produto é um protótipo não pronto para venda. A ação cria o desejo pelo o exato modelo que é anunciado.
Expectativas altas– Existem marcas que esperam retorno milagroso, apenas enviam produtos para o influenciador e esperam ter posts, e mais post com sua marca e produto. Para poder saber o que pode se esperar de cada ação  é essencial entrar em contato com o influenciador e combinar as condições.

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