Como conseguir fotos dos seus produtos alimentícios que gere mais vendas!

“Já sei, devo comprar  uma máquina profissional e cara. Quanto mais cara, com aquelas lentes gigantes, melhor”

 

Não! Não compre uma câmera que você não vai saber mexer nem vai ser um investimento bom para seu negócio! O seu celular hoje tem mais tecnologia que o computador de levou o homem a Lua ! Logo é bem provável que também consiga tirar ótimas fotos.

Luz, luz, luz, e mais luz.

 

A palavra fotografia, que dizer “desenhando com Luz”, 90% de tirar fotografia, é Luz.

Evite ambientes escuros. Pensa em tirar a foto de noite com luz de lâmpadas artificiais da cozinha( especialmente luz fria)? NÃO! Sei que muitas as vezes terminamos de fazer a encomenda as 23:59 da noite, mas espere até a manhã para fazer o registro.

Quer uma dica; tire a foto na porta de casa, ou na frente de uma janela, tem que ser o lugar de casa que mais entra luz. Deixe a luz natural bater de frente, e não de lado para não criar sompra no meio do produto. Faça um fundo com cartolina , ou tecido, sempre liso, de preferencia branco para brigar com o seu produto. Não deixe aquela toalha de frutas da mesa da cozinha aparecer pode tirar um pouco do profissionalismo de sua foto

Coloca num Prato!

 

Você já percebeu como foi tirada a foto de todas as lasanhas congeladas de supermercado? Com a lazanha num prato, com uma salada verde ao lado, e não aquela bandejinha de microondas de queijo derretido em cima. Isso se chama Sugestão de Consumo.

Você vende bolo, numa forminha , ou numa embalagem? Não tire foto do produto pronto para entrega, tire foto do produto servido!

Desenforme o bolo, corte um pedaço (ou não, se seu bolo fica melhor intero e confeitado) e coloque num prato, coloque talheres, sirva uma xícara de café ou chá, e tire foto! Seu cliente vai se sentir atraidonão por um “produto” mais sim pelo momento relaxante e agradavel que seu produto pode fornecer. “que tal uma pausa para o café da tarde com nosso delicioso bolo?” quem não quer pausar, relaxar com um café?

Isso se chama “criar um cenário para sua foto”. Para isso leve em consideração tal fatores:

-é consumido em casa, ou em uma empresa(coffee brak, kit festas)

-quais são os benefícios do seu produto? ( prático, artistico, caseiro, diferente, saudavel, rende muito, etc)

– Quem é seu cliente? São pessoas de mais idade, são jovens, homens, mulheres, etc.

Faça um cenário que realçe as qualidades do seu produto, e que seja apelativo para seu público. Se vende bolos fits para jovens adultos, talvez fazer um cenário “chá das cinco” não seja muito apropriado para tal.

Transforme clientes em promotores

 

Peça para seu clientes tirarem fotos deles consumindo o seu produto, ou do produto na mesa pronto para ser servido ( como bolo de aniversário). Peça para eles te marcarem na foto. Porém cuidado, pois nem toda foto poderá ser usada na divulgacão do seu negócio. Fotos que desfavoreça o seu produto ( por exemplo, foto do bolo já todo cortado, e meio destruído) , fotos de cunho muito pessoal (respeitar a privacidade é importante). Não respostar sem autorização- de novo, respeite a privacidade e a autoria do conteúdo. Muitos fotógrafos de casamento não gostam de divulgações não autorizadas de seu material. Evite dor de cabeça, e tenha autorização.

o Marketing do Deliciously Ella Energy Balls
A realidade do produto fora da embalagem

Saiba seus pontos fortes e fracos

 

Saiba quais são seus pontos fortes e aqueles pontos fracos. Seu produto é aquele super fit, super saudável, cheio de nutrientes, mas a aparência não é das melhores? Aprenda a contornar isso. Talvez não tire foto do produto, mas sim de alguém consumindo o produto ( alguém atlético, com roupa de academia) ou invista em uma embalagem super diferenciada, como a Delliciously Ella Energy Balls, que faz bolas nutritivas, veganas, que não tem o mesmo apelo visual.

A regra do “ponha do prato”, pode ser omitida caso o ponto fraco do seu negócio é a aparência e o ponto forte é a praticidade. Como marmitas fitness, se seu produto ainda tem apelo visual na embalagem, tire fotos das marmitas perto de um computador ( “leve para o trabalho”) ou tire fotos perto de alteres.

Dá aquela ajeitadinha.

 

Nem todos sabem melher um programas especiais para fotografia, porem há muito que seu celular pode fazer por você. Evite excesso de espaço branco, ou aumenta a luz (brightness) mexa no contraste, quem sabe adicione um filtro? Programas como : Pixlr ou Adobe Lightroom, , ou Fotor são apps que dá um jeito profissional nas fotos. Vale a pena ir no youtube e aprender o basico para poder editar suas fotos como um profissional.